Projeto novo templo da Paróquia
A paróquia São Domingos Sávio foi criada no dia 15 de dezembro de 2013 pelo bispo Dom Juventino Kestering devido ao acelerado crescimento da região do Jardim Atlântico e adjacências em virtude do grande número de novos residenciais, ao aumento populacional naquela região, necessidades que só o Curato já não conseguia mais atender.
A região dos bairros Jardim Atlântico, Jardim Europa e Cidade de Deus já eram atendidos pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida desde a sua criação. Nesse percurso, várias comunidades foram criadas e as missas já eram celebradas, mensalmente, na Capela central do Jardim Atlântico, além de Catequese e outras pastorais, o que fortaleceu a luta pela criação do Curato.
No ano de 2002, no dia 20 de abril chegaram a Rondonópolis para ajudar na Evangelização, as Irmãs da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, sendo que o Bispo Dom Juventino Kestering as autorizou a trabalharem nas pastorais da Paróquia de Nossa Senhora da Aparecida, especialmente na região do Jardim Atlântico, onde estas fixaram moradia. Nesse período, as Irmãs Maria Aparecida Silva, Joelma Batista Barbosa e Sofia Hoepers passaram a atuar nas comunidades e muito contribuíram para o crescimento espiritual dos fiéis que frequentavam a Capela.
No ano de 2006 elas foram transferidas pela Congregação para outra cidade, mas foram substituídas pelas Irmãs Maria Aguiar Madeira e Irmã Ivete Terezinha Machado do Instituto Coração de Jesus, que deram continuidade ao trabalho iniciado.
Além do trabalho nas comunidades locais, outros elementos contribuíram para a criação do Curato São Domingos Sávio, no ano de 2004: a necessidade de atendimento à Aldeia Indígena de Tadarimana; implantação da pastoral da criança; o acelerado crescimento urbano da região do Jardim Atlântico com previsão de criação de novos bairros e diversos outros tipos de assentamentos populacionais, educacionais e industriais; a distancia em relação à sede da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e o aumento populacional nesta região. Além disso, dentro do território do Curato, estão localizados alguns serviços importantes do município, dentre eles: o Campus Universitário de Rondonópolis/ UFMT; o CEPROTEC- Centro de Formação Profissional, o Lar dos Idosos e a Casa Esperança. Nessa mesma região, está localizado o Parque de Exposições, onde, algumas vezes por ano, são realizadas feiras agrícolas; a Cadeia Pública da cidade e a Vila Paulista.
A Paróquia conta com Ministros/as Extraordinários/as sendo do Batismo, da Palavra, da Eucaristia e da Visitação. Todas as Comunidades celebram o culto ou a Missa semanalmente e quase todas as Comunidades realizam o Conselho Pastoral da Comunidade (CPC) e participam do Conselho Paroquial de Pastoral (CPP).
A catequese está organizada e funcionando em todas as Comunidades e a assistência aos empobrecidos é realizada por meio de um “Comitê contra a fome e pela vida”, inspirado no trabalho do Sociólogo Betinho.
A paróquia conta com nove comunidades urbanas: Jardim Atlântico, Parque São Jorge, Bairro Cidade de Deus, Lar dos Idosos, Bairro Azaléia, residencial Farias, Vila Paulista, Alto Miranda e Alfredo de Castro e três comunidades rurais: Vila Três Pontes, Rio Vermelho e Gleba D. Bosco [1]. Até 2013 o Curato São Domingo Sávio esteve sob os cuidados da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e no 15/12/2013, foi criada pelo Bispo Dom Juventino Kestering a Paróquia São Domingos Sávio e nomeado o seu primeiro pároco Pe. Aladim Leodenis Loureiro. A paróquia desmembrou-se da paróquia Nossa Senhora Aparecida conforme consta no livro Tombo da diocese. Após a criação da Paróquia houve um dinamismo pastoral, organização da estrutura básica para o bom funcionamento. A paróquia foi criada em decorrência de grandes projetos de expansão com construção de mais de três mil casas populares. Novos bairros populares, condomínio s fechados, além da criação da Universidade Federal de Rondonópolis, a criação de centena de quitinetes para os universitários. É a região que mais cresceu nestes últimos cinco anos em toda cidade de Rondonópolis, Em decorrência deste crescimento a diocese nomeou no dia 30 de janeiro de 2016, Pe. Sergio Henrique Fabiano Zanon como vigário.
Olhando para as necessidades pastorais e oportunidade de formação, o Conselho de Presbítero discerniu sobre mudanças na Paróquia. Sendo assim, no dia 06 de dezembro de 2016, Pe. Aldadim Leodenis Loureiro foi transferido para a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora em Alto Araguaia e assumem, ao mesmo tempo nomeação de Pe. Sérgio Henrique Fabiano Zanon como pároco e Diácono Jhony William Nery de Souza após sua ordenação nomeado vigário paroquial. Os atos de passe aconteceram durante a Eucaristia das 8:00 horas no dia 29 de janeiro de 2017 presidida por D. Juventino Kestering. No mesmo dia, além, dos atos de posse dom Juventino leu para a comunidade o ato de criação do Seminário Propedêutico da Diocese São João Maria Vianney que deixou a Paróquia Bom Pastor e agora com sede na Paróquia São Domingo Sávio, sendo formador responsável Pe. Sérgio Henrique F. Zanon e Pe. Jhony William. N. de Souza como coo-formador. O seminário tem como residência a casa paroquial e inicia com oito jovens.
No dia 01 de Julho de 2019 o padre Marcelo Vinicius de Oliveira despediu-se da paróquia, foi transferido para paróquia São José Operário da Vila Operária Rondonópolis – MT.
Em Janeiro de 2019 encerra-se as atividades do seminário propedeutico São João Maria Vianey, sendo transferido para a Paróquia Bom Pastor, sobre a responsabilidade do novo formador padre José Moreira.
[1] KESTERING, D. Juventino. Diocese de Rondonópolis: trilhas e caminhos entre o sertão e as cidades. Gráfica e Editora Rondonópolis-MT. Rondonópolis, 2011.
Atualizado no dia 29/06/2021.
19:00 H
09:00 H
18:00 H
Rua Cecília Meirelis,102 – Qd 25, Lt 2 – Jardim Atlântico CEP: 78.735-702 – Rondonópolis-MT
(66) 3422-0227
(66) 99601-3574